Quem Somos



Somos uma Organização Não-Governamental em defesa dos Direitos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Temos como finalidade fundamental a promoção ao direito à liberdade da orientação sexual e da identidade de gênero das pessoas bem como promover a prevenção e assistência no que diz respeito à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Assim, conscientizar a sociedade e os/as cidadãos(ãs) que tenham orientação sexual LGBT de seus direitos como seres humanos.
Somos vários "elos" a fim de formar uma corrente "elo" por "elo" pela liberdade, pelo respeito, pela dignidade, fundamentalmente, a cidadania e os direitos à população LGBT. Daí nasceu o Grupo Elos, em 2005.

Em 2008, a ONG Elos LGBT/DF foi instituída e registrada oficialmente de acordo com a legislação brasileira. A partir desse momento a Elos, segue com ações e atividades a fim de políticas públicas afirmativas e efetivas à população LGBT no âmbito do Distrito Federal e região do Entorno.          

PROJETO VIVA MELHOR SABENDO 
2014/2015 e 2015/2016
Este projeto foi parte de uma proposta nacional em que foram selecionadas até 40 organizações da sociedade civil com experiência de trabalho com as populações específicas, incluindo o Grupo Elos LGBT do DF e Entorno. Cada instituição contou com uma equipe mínima composta por um coordenador e três educadores(as) de pares com atribuições conforme os termos de referência. As instituições foram capacitadas em oficina realizada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais sobre as novas tecnologia de testagem rápida do HIV com fluido oral e abordagens de prevenção específicas para populações–chave.  A ONG Elos participou da oficina, integralmente, requisito fundamental para a execução do projeto. A ONG Elos atuou nas cidades administrativas do DF, em espaços de convivência da população LGBT, levando o teste rápido de fluido oral e ações de aconselhamento, prevenção, diagnóstico e encaminhamento ao serviço de saúde para retestagem e, tratamento, conforme o caso, para profissionais do sexo, HSH, gays, travestis e transexuais. O Projeto é executado em parceria com Departamento de DST/Aids/HIV e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gerência DST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Centro de Testagem e Aconselhamento do DF(CTA-DF) e postos de saúde integrados ao serviço de saúde estruturados para o tratamento do HIV-Aids. Além disso, houve, paralelamente, distribuição de materiais informativos e preservativos masculinos e femininos visando à prevenção das DST/HIV/Hepatites Virais, como parte do proposto no projeto.

Algumas atividades e ações realizadas pelo Grupo Elos nos últimos três anos:

. Point LGBT: Espaço de socialização e bate-papo sobre direitos humanos, cidadania e prevenção das DST/Aids e Hepatites Virais para a população LGBT do Distrito Federal e Entorno, todas às quartas-feiras, às 19h, na sede da Elos.

. Pinknique no Parque da Cidade de Brasília: Espaço de socialização em local público para bate-papo sobre direitos humanos, cidadania e prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais para a população LGBT do Distrito Federal e Entorno. O projeto ocorre bimestralmente.

. Cine Elos: Espaço de socialização e bate-papo sempre com um filme diferente que aborde questões sobre direitos humanos, cidadania e prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais para a população LGBT do Distrito Federal e Entorno. Os encontros ocorrem mensalmente, sempre aos sábados, a partir das 16h, na sede da Elos.

. Paradas do Orgulho LGBT nas Cidades de Sobradinho e Ceilândia: Eventos com intuito de dar visibilidade às lutas de LGBT nas cidades do DF e sempre realizando ações de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

. Plenária Ceilândia Sem Homofobia: Seminário que ocorre como programação pré-parada de Ceilândia com o intuito de debater os avanços e desafios encontrados pela população LGBT do Distrito Federal.

. Projeto Jogos da Diversidade: Ceilândia Sem Homofobia: projeto paralelo à Parada do Orgulho LGBT de Ceilândia voltado à juventude LGBTS movimentando a cidade de Ceilândia com o esporte e cultura. Houve a realização de “Gaymada”, FutRacha (futebol feminino) e VoleiGay, tenda eletrônica e tenda com rodas de conversas sobre cidadania, direitos e saúde LGBT, enfrentamento da homofobia, lesbofobia, transfobia, bifobia, promovendo ações que através das artes discutam a igualdade de direitos e o combate à discriminação e ao preconceito da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Distrito Federal e o enfrentamento da epidemia e redução da incidência do HIV/Aids e outras DST entre jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e distribuição de insumos de prevenção.

. Projeto Prevenção na Balada:  O primeiro Projeto que a ONG Elos idealizou e executou sem financiamento público ou privado. Houve a disponibilização de insumos de prevenção – preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante e produção de folheto informativo através da parceria firmada com a Gerência DST\HIV\Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde do DF. Pessoas voluntárias levavam os insumos e informativos às festas, boates e bares nas cidades do DF e montava um estante para disponibilizar a distribuição aos e às participantes dos eventos.

Educação e Saúde
PROJETO HORIZONTE CENTRO-OESTE :: PHOCO 
Ações e articulações com intuito reduzir a infecção das DST, HIV/Aids e Hepatites Virais junto aos Gays, Homens que fazem sexo com Homens (HSH), Trabalhadores Sexuais Masculinos (TSM), Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) e/ou hepatites virais nas cidades de maior incidência da Aids em Goiás e Distrito Federal (Região Centro-Oeste) por meio de:

Justiça e Direitos Humanos: Oferecemos na Elos, assessoria jurídica para pessoas que sofreram qualquer tipo de discriminação, seja em virtude de sua identidade de gênero ou orientação sexual, ou de sua sorologia positiva para o HIV/aids, bem como demandas que buscam a afirmação de direitos.
As dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para: elos@eloslgbt.org.br

Aconselhamento psicológico: Serviço voltado para LGBT's e familiares. Há um serviço de atendimento prestado por psicólogos formados que são voluntários da ONG. As consultas são sempre individuais. Atendimento é GRATUITO. Esses atendimentos são sempre agendados por telefone.

Oficina de Teatro LGBT da Elos
As oficinas usam técnicas de teatro do oprimido de Augusto Boal. Uma das finalidades deste ação é a construção de um núcleo de pesquisa e um núcleo de teatro permanente na Elos. Pretendemos como resultado final criar espetáculos teatrais tratando de assuntos relacionados a população LGBT e a apresentação dos mesmos em teatros e festivais.

Núcleo de Encontro de Mães, pais e familiares de LGBT
O grupo tem encontros quinzenais na sede da Elos. O Núcleo é formado por mães, pais e familiares de LGBT, psicólogos e advogados, que estão preparados para fazer acolhimento a outros pais e mães que enfrentam problemas em não aceitar a orientação sexual e a identidade de gênero de seus filhos.
                                                                    
Escuta Diversa 
Projeto de acolhimento psicossocial com LGBT’s, familiares e afins. A principal proposta desta ação é acolher demandas e articular uma rede de apoio para a garantia dos direitos sociais, com destaque para a saúde, a assistência social e demandas jurídicas. 

Parcerias: UniCeub e UniSaber

Projeto Quero Fazer
O Projeto Quero Fazer visitou os principais pontos LGBT da cidade de Brasília com um trailer e teve como ponto fixo o Bar Barulho, localizado no Parque da Cidade. O projeto teve parceria da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (Usaid), Pact Brasil, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Universidade de Brasília e ONG locais, por exemplo a ONG Elos.

Algumas intervenções que consideramos relevantes:

1. Apoio na Produção do Plano Distrital de Enfrentamento da Epidemia DST/Aids entre Gays e outros HSH e outros documentos referenciais para a execução de atividades;

2. Apoio técnico aos empresários com negócios dirigidos para população LGBT para realização de campanhas e outras ações de prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais;

3. Apoio no abastecimento de saunas com preservativos, gel e materiais informativos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do DF e do Grupo Elos/DF;

4. Realização por três anos consecutivos (2009, 2010 e 2011) do Seminário de Visibilidade de Travestis e Transexuais do Distrito Federal e Entorno a fim de sensibilizar formadores de opinião (setores de comunicação, Governo, Universidades e/ou e pessoas-chave) sobre formulação de ações de empoderamento voltadas às travestis e transexuais, na perspectiva de ampliar o conhecimento e na prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais desta população;

5. Participação na comissão Organizadora das Conferências LGBT Distrital;


6. Participação de integrantes do Grupo Elos nas Conferências Nacional LGBT, enquanto delegadxs.



Postagens mais visitadas deste blog

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Edital de Seleção de Participante I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV/Aids