ONG Elos vai fazer testagem para HIV na 20ª Parada LGBT de Brasília




Projeto #123Testando ! Prevenção, Testagem e Tratamento

Testagem Rápida e Voluntária para HIV-Aids



O projeto consiste em contribuir e promover com a Prevenção, a Testagem e o Tratamento do HIV/Aids, por meio da realização de testagem rápida e voluntária por fluido oral (mucosa da gengiva) e, posteriormente, o encaminhamento e o acompanhamento dos casos reagentes ao Centro de Testagem e Amostragem do DF (CTA/DF) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, localizado na plataforma mezanino da rodoviária do Plano Piloto. Além disso, promover a compreensão e orientação em relação às novas tecnologias para evitar infecções, tais como, a PREP (Profilaxia PRé-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição). E, consolidar a terapia antirretroviral (TARV) como prevenção para evitar a transmissão, bem como adoecimento da pessoa com HIV com expectativa da redução do número de novas infecções e do número de mortes.

Esses desafios têm como ponto de partida as ações de prevenção e a testagem por meio de intervenções em espaço e points do circuito das baladas LGBT na cidade de Brasília e do Distrito Federal, por exemplo, bares, festas, saunas, bosques e parques, através de bate-papo com jovens e adultos homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, compreendidos como HSH. Num ambiente e atmosfera de descontração e bate-papo, acontecem os esclarecimentos sobre os contágios e os tratamentos possíveis das IST’s e do HIV/Aids e o esclarecimento da forma que é feito o teste rápido e voluntário para HIV/Aids, o aconselhamento e o acompanhamento a partir do resultado sendo não-reagente ou reagente, respectivamente.

Nessa dinâmica em campo, a galera recebe folhetos sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as IST’s, e também a respeito do HIV/AIDS e das Hepatites Virais. Há também, é claro, a distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.

O Projeto #123Testando ! Prevenção, Testagem e Tratamento conta com a fundamental parceria do Departamento Nacional de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, da Gerência DST/HIV/Aids e Hepatites Virais e do Centro de Testagem e Amostragem (CTA) da Secretaria de Estado de Saúde do DF e da UNESCO.

SERVIÇO:

Elos – Grupo LGBT do DF e Entorno
Whatsapp: 61 9.9139.7400
E-mail: elos@eloslgbt.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores