Edital de Seleção de Participante I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV/Aids



A partir de demandas de jovens da sociedade civil surgiu o “Curso de Formação de Jovens Lideranças das Populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/AIDS”. Em uma parceria entre o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e as Organizações das Nações Unidas (UNAIDS, UNICEF, UNESCO e UNFPA)  foram realizadas três edições do curso que selecionou 140 dos 1080 jovens inscritos de todo o país.

O I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV/Aids surge como parte das demandas desses jovens para a troca de experiências exitosas e principalmente para devolutiva desse investimento a sociedade. O Seminário que será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016, tem uma comissão organizadora formada por algumas dessas Jovens lideranças e a Elos – Grupo LGBT do DF e Entorno, e pretendem reunir até 100 Jovens Lideranças das cinco regiões do país e das mais diferentes populações (gays, outros HSH, travestis e transexuais, profissionais do sexo, indígenas, redutores de danos e profissionais de saúde das mais diversas áreas) visando a troca de experiências exitosas por meio de apresentações das ações realizadas em seus municípios de residência, permeadas no contexto do HIV/Aids e assuntos transversais. 


Entre os itens da programação, destacam-se alguns temas centrais para a apresentação dos trabalhos, dentre estes estão: Juventude e Sexualidade, Aconselhamento para as DST/HIV/AIDS, Prevenção Combinada, Tratamento, Vulnerabilidades, Populações-Chave, Controle Social e temas relacionados.



EDITAL DE SELEÇÃO

I. INTRODUÇÃO
A Comissão Organizadora composta por Jovens lideranças e a Elos - Grupo LGBT do Distrito Federal e Entorno tornam público o processo de seleção para “I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/Aids” que será realizado na cidade de Luziânia-GO, de  13 a 16  de outubro de 2016.
II. OBJETO DO EDITAL
Seleção de até 100 jovens, participantes de algum dos três cursos de formação de jovens lideranças ocorridos anteriormente ou outros interessados envolvidos com a temática para participar do “I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/AIDS”.
III. REQUISITOS PARA CANDIDATURA
3.1 Ser Jovem Liderança participante de umas das 3 edições do “Curso de Formação de Jovens Lideranças das Populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/AIDS” que submeta (ou não) trabalho para apresentação no Seminário.
3.2 Ser Jovem de 18 até 29 anos, sem a necessidade de ter participado do “Curso de Formação de Jovens Lideranças das Populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/AIDS” envolvido ou interessado ao/pelo ativismo no contexto da temática HIV/AIDS.
3.3 Adultos ou profissionais da área de saúde, envolvido ou interessado ao/pelo ativismo no contexto da temática HIV/AIDS, para participação como observador, devendo este, se selecionado, arcar com todas as despesas para o transporte, translado, hospedagem e alimentação durante todo o evento.


IV. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
4.1 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio deste formulário eletrônico, respeitando as datas e horários estabelecidos no cronograma abaixo.
CRONOGRAMA
Inscrição
21/06/16 a 10/07/16 (até às 23h59)
Seleção dos participantes
11/06/16 a 17/07/16
Divulgação do resultado da seleção de trabalhos
18/07/16
Divulgação do resultado da seleção de participantes
18/07/16
Confirmação de participação no evento
até 25/07/16
V. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
5.1 Itens de análise:
5.1.1 Demonstrar interesse e habilidades para participar deste Seminário, descritos na Carta de motivação;
5.1.2 Ter realizado ações, intervenções, mobilizações e/ou articulações para ou junto às populações-chaves, descritas na Carta de motivação;
5.1.3 Submissão de trabalhos para apresentação durante o evento, conforme definido no formulário de inscrição.
5.1.4 O Jovem Liderança que estiver com os relatórios em dia enviados ao Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais (DDAHV), conforme proposto enquanto tarefa pós-curso de formação de Jovens Lideranças, terão prioridade no processo de seleção. O mesmo deverá autorizar o acesso no formulário de inscrição.
VI – DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 A inscrição no presente processo seletivo implica o conhecimento e expressa aceitação das condições estabelecidas neste Edital.
6.2 O seminário não custeia passagens para participantes selecionados, apenas hospedagem, alimentação e translado.
6.3 O/a candidato/a inscrito/a assume inteira responsabilidade pelas informações que fizer constar na documentação a ser enviada para atender este Edital.
6.4 Solicitação de esclarecimentos sobre o disposto neste Edital poderá ser feita até às 23h59 do dia 25 de julho de 2016 através do endereço eletrônico: projetojovensliderancas@gmail.com
6.5 Outros documentos poderão ser solicitados aos jovens selecionados por meio deste edital.
6.6 A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral dos organizadores, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.
6.7 O resultado final do presente edital será diponibilizado na página da Elos LGBT e amplamente divulgado na página de facebook da Elos e do I Seminário Nacional de Jovens Lideranças.

6.8 As questões não previstas neste Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora deste Seminário.




Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores