Edital de Seleção de Identidade Visual do I Seminário Nacional de Jovens Lideranças



A comissão organizadora composta pela ONG Elos – Grupo LGBT do Distrito Federal e Entorno e participantes das três edições do curso de formação de jovens lideranças,  declara abertas as inscrições para o edital de seleção de arte visual do Seminário.
Todos podem participar,  seja você jovem liderança, ativista, militante ou não! 
Inscreva-se e concorra a passagem e hospedagem para o evento que ocorrerá nos dias 13/10 a 16/10/2016 em Brasília. Garanta sua vaga nesse encontro  e tenha ainda sua arte divulgada no evento.

Divulguem e compartilhem essa ideia.




EDITAL


Edital de Seleção de identidade visual do I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV e AIDS: experiências e resultados


A comissão organizadora composta pela ONG Elos – Grupo LGBT do Distrito Federal e Entorno e participantes das três edições do curso de formação de jovens lideranças, tornam público o presente regulamento do Concurso para Identidade Visual 2016 do I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV e AIDS: experiências e resultados.


Parágrafo único: Propõe-se um concurso aberto, plural e criativo, pensando na importância da comunicação visual como uma das ferramentas para o enfrentamento à epidemia de HIV/Aids. Os trabalhos deverão ser enviados no período de 10 a 17 de junho de 2016 em endereço eletrônico indicado no item 4.1 do presente edital. A Comissão Organizadora entende como identidade visual uma arte que tenha como base tanto a concepção do Seminário, voltado para as boas práticas da Formação de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV e AIDS quanto ao enfrentamento da Epidemia do HIV/Aids de um modo geral.


1.       DO OBJETIVO DO CONCURSO
Selecionar e eleger arte gráfica para compor a identidade visual do I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV e AIDS, que será utilizada em meios de comunicação oficiais, banners, mídias digitais e impressas entre outras formas.
2.       DOS/AS PARTICIPANTES
2.1 O concurso é aberto a todos/as os/as interessados/as, que se identifiquem com a proposta.
2.1.1. O edital é de interesse público, podendo qualquer pessoa interessada apresentar propostas conforme as indicações desse edital, exceto àqueles que forem membros do Grupo de Trabalho para realização do Seminário e/ou Comissão Organizadora deste Edital.
2.1.2. É permitida a participação somente de forma individual.
2.2 Cada participante é responsável pela originalidade de seu trabalho. A Comissão Organizadora exime-se de coincidências, semelhanças ou plágio, inclusive para efeitos legais, que porventura possam ocorrer entre trabalhos concorrentes e/ou obras já existentes.
2.3 Os/as participantes deverão apresentar obra inédita.
2.4 A participação é gratuita.
3.       DAS EXIGÊNCIAS
3.1 A(s)/o(s) participantes deverão encaminhar à Comissão Organizadora em sua inscrição os arquivos digitas abaixo especificados, em versão vetorial, no formato AI, do Illustrator ou CDR, Coreldraw e cópia no formato PNG.
3.2 Cada proposta deverá conter 1(um) modelo de acordo com as especificações abaixo: Tamanho: 300 dpi; Versões: enviar a marca em versão positiva (marca em preto sobre fundo branco), transparente e a versão negativa (marca em branco com fundo preto), além da versão colorida; Técnica de elaboração: livre, considerando a possibilidade de reprodução de forma mecânica. Deve ser de fácil identificação e memorização, e permitir que seja vista e identificada em diferentes escalas, assim como nas versões colorida e monocromática.
4.       DAS INSCRIÇÕES
4.1 As propostas deverão ser enviadas para o e-mail: projetojovensliderancas@gmail.com nos formatos indicados no item 3 deste edital, junto com os dados preenchidos na ficha de anexo I, e com assunto “ID VISUAL SEMINÁRIO JOVENS LIDERANÇAS”.
4.2 Cada participante poderá inscrever, no máximo, 3 (três) propostas, devendo encaminhá-las em inscrições separadas.
4.3 Propostas encaminhadas fora dos termos indicados neste Regulamento não serão aceitas.
4.4  O prazo final para o envio será até 23h59 do dia 17 de JUNHO de 2016.
5.       DA SELEÇÃO
5.1 Para o julgamento da proposta vencedora deste concurso será constituídas um Comissão, a saber:
5.1.1 A Comissão de Seleção “ID VISUAL SEMINÁRIO JOVENS LIDERANÇAS”, será composta por: 2 (dois) diretores da ONG
Elos LGBT-DF e 5 (cinco) membro do Jovens Lideranças, contemplando cada uma das regiões do País e que esteja participando do GT da Comissão Organizadora do Seminário. A comissão será responsável pela escolha da arte que mais esteja relacionada com o Seminário, observando os critérios de avaliação contidos neste Edital. Será eleita a Identidade visual vencedora aquela que obtiver o maior número de votos por parte dos membros da comissão. Em caso de empate entre as artes escolhidas, será feito um novo turno de votação englobando apenas as artes mais votadas.


5.2 Serão considerados, na avaliação das propostas, os seguintes itens:
a) adequação aos critérios estabelecidos neste edital;
b) alusão expressa e clara ao que se propõe com o I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV e AIDS;
c) criatividade e originalidade;
6.       DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
6.1 A Comissão Organizadora divulgará o resultado do Concurso no dia 20 de junho de 2016, no site e página do Facebook da ONG Elos LGBT disponíveis no links: <http://www.eloslgbt.org.br/>  e <https://www.facebook.com/Elos-LGBT-206742542836642/?fref=ts>.
7.       DAS PREMIAÇÕES
7.1 Proposta ganhadora: Passagem de ida e volta para Brasília, local onde será realizado o Seminário, traslado, hospedagem e alimentação durante todo o evento, além do certificado de participação.
8.       DOS PRAZOS
Lançamento do Edital
10/06/2016
Inscrições
10/06 a 17/06/2016
Avaliação da Comissão
18/06 a 19/06 /2016
Divulgação do Resultado
20/06/2016
9.       DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 A/o participante que tiver a proposta escolhida como vencedora deverá assinar Termo de Cessão de Direitos Autorais e declaração de ineditismo e originalidade, sob pena de ser excluído/a do concurso.
9.2 No caso de exclusão da proposta ganhadora, automaticamente a proposta que ficou em segundo lugar passa a figurar como ganhadora.
9.3 Em caso de dúvidas, a/o participante deverá encaminhá-las para o mesmo e-mail disponibilizado para inscrição, através do e-mail: projetojovensliderancas@gmail.com.
9.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora deste Edital.

Evaldo Amorim

Grupo Elos LGBT-DF
Comissão Organizadora




ANEXOS


Anexo I



Formulário de informações da/o participante
Nome social:
Nome de registro:
RG:
CPF:
Data de nascimento:
Telefone (DDD):
Profissão:
Endereço:
Participou do curso de capacitação de Jovens Lideranças?  (     ) Sim (     ) Não
Se sim, qual edição?



Anexo II



Briefing


O curso de Formação de Jovens Lideranças visando o Controle Social do SUS no âmbito do HIV e Aids surgiu de uma demanda da sociedade civil de todo o Brasil durante oficina de juventude realizada pelo Ministério da Saúde em agosto de 2014. A partir dessa demanda, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e organizações das Nações Unidas (UNAIDS, UNICEF, UNESCO e UNFPA) desenvolveram três edições de formação.


1080 jovens de todo o Brasil se inscreveram para participar do curso e 140 foram selecionados após duas semanas de avaliação. As edições do Curso foram realizadas em maio e setembro de 2015 e fevereiro de 2016, contemplando um total de 140 jovens.


Após o final das três edições do Curso de Formação de Jovens Lideranças, os jovens se uniram e submeteram, independente de qualquer organização, um projeto de realização do I Seminário de Jovens Lideranças com o objetivo de apresentar as ações realizadas pós-cursos. O projeto foi aprovado e, então, será realizado em Outubro de 2016, em Luziânia-GO, no entorno do Distrito Federal.


O I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV/Aids será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016. O evento vai reunir  100 Jovens Lideranças das cinco regiões do país visando a capacitação de suas ações para a garantia de maior instrumentalização destas  com o  foco no combate à epidemia do HIV/Aids e no Controle Social do SUS por meio de apresentações das ações territoriais realizadas pelos Jovens em seus municípios de residência, permeadas no contexto do HIV/Aids e assuntos transversais. Além dos 100 Jovens Lideranças, o encontro pretende reunir ativistas do movimento social HIV/Aids, Direitos Humanos e questões  relacionadas para contribuir para o sucesso deste evento.


Entre os itens da programação, destaca-se alguns temas centrais para a apresentação dos trabalhos, dentre estes estão: Juventude e Sexualidade, Aconselhamento para as DST/HIV/AIDS, Prevenção Combinada, Tratamento, Vulnerabilidades, Populações-Chaves, Controle Social e temas relacionados.


Mais informações podem ser encontradas no link: Jovens Lideranças

Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores