A dois anos ONG Elos LGBT-DF vem realizando testagem rápida para HIV


Testagem rápida para HIV por fluido oral é realizada por ONG LGBT do DF

O projeto 'Viva Melhor Sabendo'tem como objetivo a testagem rápida para o HIV nas populações-chave de gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam álcool e outras drogas, profissionais do sexo, travestis e transexuais e Jovens de 15 a 24 anos em situação de maior vulnerabilidade. Como uma iniciativa inovadora e de abrangência nacional, o projeto já está em sua segunda edição e, em Brasília é desenvolvido pelo segundo ano consecutivo pela ONG Elos LGBT do Distrito Federal e Entorno.

A testagem rápida para HIV por fluido oral é descentralizada e realizada em diversos pontos de maior aglomeração de pessoas no DF. A duração entre a coleta de amostra de anticorpos da mucosa bucal e a entrega do resultado é de aproximadamente 30 minutos, depois de testadas, as pessoas não reagentes são orientadas à prática contínua de prevenção, já as pessoas com resultado reagente são aconselhadas e encaminhadas ao Centro de Testagem e Aconselhamento mais próximo para retestagem e tratamento. A "testagem" é feita com total segurança, com educadores de par capacitados pelo Ministério da Saúde e de forma sigilosa, com os dados encaminhados diretamente ao sistema eletrônico do Ministério da Saúde.

O ponto fixo de realização de testes é o Bar Barulho por ter grande presença da população-chave que são jovens gays e outros HSH (homens que fazem sexo com outros homens) e ocorre sempre aos domingos das 18h às 23h e, durante a semana, atuam em outros locais alternados, como bares, boates e festas. O objetivo do projeto é levar a prevenção, testagem e conscientização às pessoas, fora do âmbito dos centros de referências de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

A Elos atua no DF/Entorno há mais de 8 anos em áreas como Direitos e Cidadania da população LGBT, educação, cultura, esporte e saúde e, tem se destacado na conscientização, prevenção e combate ao HIV/AIDS. A instituição faz parte dos Fóruns de ONGs/AIDS do DF e da região Centro-Oeste.

O Projeto Viva Melhor Sabendo é uma parceira entre a ONG Elos, Departamento Nacional de DST/HIV/AIDS do Ministério da Saúde, Gerência de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do GDF e a UNESCO.


Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores