Pesquisa mostra que um terço dos LGBTs estão casados no Canadá

Por Kevin Crystopher

Uma pesquisa realizada pelo instituto Forum Research e encomendada pelo jornal National Post, aponta que 5% dos cerca de 34 milhões de canadenses se definem como gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros, um percentual que contrasta com os 2% da estatística oficial do governo, obtida em 2009.
Os jovens são mais propensos a se assumir. No recorte por idade, segundo oForum Research, 10% dos canadenses entre 18 a 34 anos se declararam LGBTs, contra apenas 2% entre os que possuem mais de 55 anos e 3% entre os que possuem de 35 a 54 anos. A pesquisa também observou que um terço da população LGBT está casada.

Os jovens de 18 a 34 anos, por sinal, são também mais casamenteiros: 2,9%disseram estar em um casamento gay, contra 0,7% do público de 45 a 54 anos - o menor percentual. Quando comparado com os 10% que sedeclararam LGBTs entre os de 18-34 anos, o percentual de casados bate nos29%, o maior valor entre as faixas etárias.

Por sinal, a pesquisa também apontou um forte apoio na população em geral quanto à lei do casamento igualitário, em vigor no país desde 2005. O menor apoio está no público de mais de 65 anos, que registrou 54,8%. Em todas as demais faixas etárias, porém, o apoio passou dos 60%, chegando a impressionantes 78,5% entre os que possuem de 35 a 44 anos de idade.

A pesquisa também procurou fazer um recorte por preferência política. OsConservadores foram os que registraram menor apoio ao casamento gay, com 45,8%. Entre os que votam nos demais partidos, porém, novamente o apoio superou os 60%, sendo os Verdes os que registraram o maior número, com 85,1% dos entrevistados dizendo "sim" ao casamento gay. No total geral, dois terços dos canadenses aprovam o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

No recorte por gênero, as mulheres foram mais propensas a declarar que estavam em um casamento gay, que tinham alguém na família em um casamento gay e que apoiavam a lei do casamento igualitário. A pesquisa foi realizada por telefone durante o mês de junho em duas rodadas, nos dias 1427. Foram entrevistadas 2.694 pessoas.

fonte: athosgls

Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores