Irlanda comemora primeira união civil entre homossexuais


A Irlanda comemorou nesta terça-feira a primeira união civil entre casais do mesmo sexo, autorizada por lei em um país extremamente católico e conservador, que descriminalizou a homossexualidade há menos de 20 anos.
As parcerias civis entre pessoas do mesmo sexo estão permitidas graças à uma nova lei aprovada em janeiro deste ano. “É um progresso significativo para gays e lésbicas. Casais homossexuais esperaram anos para que seus relacionamentos fossem reconhecidos e protegidos pelo Estado”, afirmou Kieran Rose, presidente da associação Glen, que defende os direitos dos homossexuais.
O primeiro casal unido sob a nova legislação é Barry Dignam e Hugh Walsh. Eles se conheceram há quase 20 anos. Ambos acreditam que, apesar do avanço, a união civil não traz os benefícios de um casamento. “É uma mudança enorme, mas é lamentável que este não seja um casamento de verdade”, disse Barry Digham ao jornal irlândes Times.
Na Irlanda, o aborto é proibido e a homossexualidade só deixou de ser crime em 1993, após ter sido forçada por uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
A união civil no país inclui a maioria dos benefícios de um casamento civil, como a proteção do lar e os direitos à aposentadoria, mas não vale para a adoção de crianças.
Fonte:LGBT.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Edital de Seleção de Participante I Seminário Nacional de Jovens Lideranças para o Controle Social do SUS no âmbito do HIV/Aids