Fechada a programação do 3º Seminário da Visibilidade de Travestis e Transexuais do DF

Em reunião na tarde desta segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, as ONGs ANAV-Trans e Elos LGBT-DF, fecharam os últimos detalhes do 3º Seminário da Visibilidade de Travestis e Transexuais do DF. O evento, que será realizado em parceria entre as duas entidades, terá participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo Distrital e Federal e pesquisadores da área acadêmica.
A partir do tema “Vida, Direitos, Respeito”, o seminário vai abordar a realidade das Travestis e Transexuais do Distrito Federal e do Brasil com foco na despatologização da Transexualidade e toda a problemática sofrida por elas.




“VIDA, DIREITOS E RESPEITO”

O 3º Seminário da Visibilidade de Travestis e Transexuais do Distrito Federal, promovido pela ONG Elos LGBT/DF e AnavTrans, será realizado no dia 28 de janeiro (sexta-feira), a partir das 19h, no auditório da CUT/DF, localizado no endereço SDS Ed. Venâncio V Subsolo – Brasília-DF (em frente ao Hotel Nacional). Haverá inscrições no local com direito a certificado.

O debate abordará a realidade de travestis e transexuais no Distrito Federal e Entorno, no âmbito da vida social, afetiva, da educação, da saúde, da segurança pública, do trabalho, fundamentalmente, dos direitos humanos, em razão do Dia da Visibilidade das Travestis e Transexuais que se comemora no dia 29 de janeiro.

"Essa data nasceu por conta do lançamento da Campanha Nacional: “Travesti e Respeito já está na hora dos dois serem vistos juntos: em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”. Nesse dia 29, Trans adentraram o Congresso Nacional em Brasília para lançar nacionalmente essa campanha, a partir daí as 52 organizações afiliadas da ANTRA foram orientadas a sair às ruas nesse dia em todo o Brasil para mostrar as suas caras e, consequentemente, reivindicar, comemorar e cobrar.

A proposta é propiciar debate com o objetivo de tornar pública a voz de pessoas travestis e transexuais, sua realidade, obstáculos e oportunidades na sociedade, a partir da interação com representantes da sociedade civil, do governo local e federal, do poder legislativo, do poder judiciário, das entidades sindicais, das entidades em defesa dos direitos humanos e da universidade.

Nesta terceira edição do seminário o ponto focal será a Despatologização da Transexualidade – A Realidade das Travestis e Transexuais de Brasília e do Brasil e retomar a interlocução com o governo do Distrito Federal acerca do andamento das demandas no âmbito da educação, da saúde, da segurança pública, trabalho e demais setores governamentais. Em 2012 a OMS fará a revisão da classificação internacional de doenças. A ILGA – International Gay and Lesbian Association lançou campanha mundial em 2009 pela despatologização da transexualidade com a intenção da retirada do termo transexualismo do manual da OMS.

Nesse sentido, propomos trabalhar para propiciar a criação de um ambiente de debates para que a partir dessa atividade outras propostas viabilizem a continuidade e o desenvolvimento de ações voltadas à construção de caminhos para garantia e conscientização acerca dos direitos e da cidadania às travestis e transexuais.

A idealização, organização e execução do evento estão sob a responsabilidade da ONG Elos LGBT/DF e da Associação do Núcleo de Apoio e Valorização à Vida de Travestis e Transexuais do Distrito Federal e Entorno - ANAV-TRANSDF/DF.


INSCRIÇÃO PARA CERTIFICADO NO LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO



PROGRAMAÇÃO:

3º Seminário da Visibilidade de Travestis e Transexuais do
Distrito Federal e Entorno
VIDA, DIREITOS E RESPEITO

Horário: 18h30 às 22h

Data: 28/01/11 (Sexta-feira)

Local: Auditório da CUT/DF

18h30 - Credenciamento


19h - Vídeo de Abertura: Encontrando Bianca

19h10 - Mesa de Abertura:

Evaldo Amorim – Presidente do Grupo Elos
Sissy Kelly - Presidenta ANAV-TRANS
Bianca Moura - Representante ANAV-TRANS
Dep. Rejane Pitanga - Representante do Legislativo Distrital
Dep. Erika Kokay - Representante do Legislativo Federal
Igo Martini – Coordenador-Geral da Coordenação Nacional de Promoção dos Direitos LGBT/SDH/PR
Maria da Graça de Sousa – Secretaria de Mulheres Trabalhadoras - CUT/DF 
José Eudes Oliveira da Costa - Presidente da Central Única dos Trabalhadores - CUT/DF
Dep. Arlete Sampaio – Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda
Dep. Alírio Neto – Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania  
Cel. Jooziel de Melo Freitas – Subsecretário de Operações de Segurança Pública do DF

20h   Palestra – Estado e Diversidade
Jaqueline Jesus – Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/ UnB

Bianca Moura – Moderadora

20h30  Mesa Redonda – Despatologização da Transexualidade – A Realidade das Travestis e Transexuais de Brasília e do Brasil

Ludmilla Anderson  - Representante da ANAV-TRANS     
Jaqueline Jesus – Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/ UnB
Ivo Brito - Coordenador-Geral da Área de Direitos Humanos, Redução de Riscos e Vulnerabilidades do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais - Ministério da Saúde

Thalita de Moraes– Moderadora

21h15 -  Debate

22h -  Coquetel de encerramento do Seminário






Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores