Recontagem de votos pode tirar Jean Wyllys da Câmara.

Primeiro deputado federal assumidamente homossexual eleito no Brasil com plataforma LGBT, Jean Wyllys (PSOL) pode perder a vaga que conquistou na Câmara dos Deputados. Embora o professor e ex-bbb não confirme a notícia, os rumores de que seu partido perderá uma cadeira teve início na terça-feira, 7, quando o ministro Marco Aurélio Mello determinou que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) refizesse os cálculos de votos destinados ao PTdoB na eleição para a Câmara dos Deputados.

A nova porcentagem tiraria a vaga de Jean, que concorreu pelo PSOL, e daria a cadeira ao deputado Cristiano José Rodrigues de Souza (PTdoB).

Pelo novo cálculo, os votos dos 18 concorrentes do PTdoB que tiveram seus registros de candidatura indeferidos pela Justiça Eleitoral passariam a ser válidos, num total de 18.579. O número incorporado aos demais votos obtidos pela legenda daria o direito de eleger mais um candidato do PTdoB, que seria Cristiano de Souza.


O ministro Marco Aurélio declarou que os votos não pertencem ao candidato, mas sim ao partido. Segundo ele, a nulidade dos votos prejudica “a eleição do candidato, mas não afasta a atribuição dos votos à legenda”. Embora a notícia tenha sido antecipada pela imprensa, o plenário do TSE terá ainda que decidir se os votos devem ou não ser computados para a legenda.

O Mix entrou em contato com a assessoria de Jean, que declarou que tal decisão não é direcionada ao professor, mas de âmbito nacional. “Foi um erro, mas não vamos nos pronunciar agora até que isso seja oficial”, declarou a assessora. A reportagem também tentou entrar em contato com representantes do PSOL, mas ninguém atendeu ou retornou as ligações.

No Twitter, Jean declarou que “há manobras políticas em curso, mas isso não quer dizer que elas alcançarão o seu objetivo.” “Há gente na política que quer me ver pelas costas e que quer mandato para uso próprio, mas isso não quer dizer que serão vitoriosas.” Ele também diz a representação dele e do seu partido será garantida.

Vale lembrar que Cristiano recebeu 29.176 votos e Jean, 13.018.

Fonte: MixBrasil

Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores