Novo livro de professor da USP faz amplo panorama dos LGBT no Brasil

Em novo livro, professor da USP reúne artigos sobre homossexualidade sob várias óticas


Livro faz panorama LGBT 


Quem gosta de ler e tem fôlego vai gostar de saber que a Imprensa Oficial de São Paulo está lançando “Retratos do Brasil Homossexual – Fronteiras, subjetividades e desejos”, que tem organização do professor da Universidade de São Paulo (USP) Horácio Costa. São 452 páginas de textos escritos com as mais variadas visões por especialistas de diversas áreas como Direito, Sexualidade, Literatura, Arte e História – formando um rico panorama documental de conhecimento sobre a diversidade sexual no Brasil.

A obra está dividida em cinco partes: “Homocultura e Direitos Humanos”, “Homocultura e Literatura”, “Homocultura e Arte”, “Universo Trans” e “Pensar ‘Identidades’”. São nomes como Claudia Wonder, João Silvério Trevisan, Maria Berenice Dias, Wilton Garcia e Ferdinando Martins, além dos textos dos espanhóis Pablo Peinado e Fernando Grande Marlaska e do peruano Giuseppe Campuzano – dentre muitos outros (são 35 autores).

Todo esse material começou a ser preparado principalmente durante o IV Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), realizado em setembro de 2008, em São Paulo, com o nome do livro, “Retratos do Brasil Homossexual: fronteiras, subjetividades e desejos”. Horácio organizou os artigos por áreas de conhecimento e montou uma enciclopédia com formato diferente do habitual para quem quer saber mais ou começar a saber sobre a diversidade sexual.

São óticas novas, propostas renovadoras de se avaliar a não-heterossexualidade que lançam mão de argumentos baseados em documentos históricos, na Constituição e no bom senso das pessoas. (Clique aqui para comprar o livro).

Em seu artigo, por exemplo, Horácio, ex-presidente da ABEH, abre o livro dizendo que “a contradição do Estado brasileiro torna-se aparente e a ética dá lugar à falsa moral: é em nome dela, e não naquele de sua concepção ideal, que status quo social e legal se erigem. Assim sendo, a aceitação do exercício pleno da homossexualidade como parte das garantias do direito coletivo tem, portanto, o caráter de purgação das distorções éticas do Estado brasileiro em seus fundamentos ideais e o concomitante caráter de sua recuperação moral”.

“Retratos do Brasil Homossexual – Fronteiras, subjetividades e desejos”Organização: Horácio Costa
Editora: Imprensa Oficial de São Paulo
452 páginas
R$ 38

Fonte: MixBrasil

Postagens mais visitadas deste blog

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores