Escola Jovem resgata a história LGBT

No próximo domingo, 19 de dezembro, acontecerá a apresentação de formatura do Ballet Stonewall, a primeira turma de Dança do Ponto de Cultura E-jovem - Escola Jovem LGBT.
O espetáculo, também intitulado "Stonewall", conta a história do amor de um jovem policial e uma garçonete travesti, que lutam contra o preconceito e a homofobia em meio aos acontecimentos históricos de junho de 1969. Nessa data, a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de Nova York se rebelou contra a intolerância policial e iniciou os protestos que deram origem às Paradas Gays de hoje.
“Esse foi, sem sombra de dúvida, o momento mais marcante da história LGBT,” explica Deco Ribeiro, diretor do Ponto de Cultura. “E remete a um momento parecido com o que estamos vivendo hoje, de enfrentamento homofóbico quase que diário, principalmente nas ruas de São Paulo. Precisamos resgatar esse sentimento.”
Toda a apresentação foi uma criação dos alunos da Escola Jovem LGBT, orientados pela bailarina Bruna Baby. O espetáculo contará com diversos estilos, do balé clássico à dança contemporânea, e será exclusivo para convidados. Não haverá cobrança de ingresso. Convites podem ser retirados diretamente na Escola ou por meio do site www.e-jovem.com, até o dia 18/12 ou até que sejam esgotados.
O Ballet Stonewall começa sua turnê pelo Rio de Janeiro, em 2011, e está aberto a convites para se apresentar em outras cidades do pais. Segundo Ribeiro, é importante espalhar a mensagem do espetáculo, de que juntos somos mais fortes. “Conhecer a própria história fortalece a comunidade gay,” afirma.
O grupo de dança foi criado em outubro deste ano por alunos e professores do curso de Dança do Ponto de Cultura E-jovem - Escola Jovem LGBT. O Ponto de Cultura integra a rede de pontos do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e foi o único de temática LGBT selecionado para receber financiamento da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A Escola Jovem LGBT recebeu em 2010 o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, na categoria Educação, oferecido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de pessoas selecionadas atualizadas

No dia do Rock veja a lista dos roqueiros que assumiram sua HOMOSsexualidade

Sauna Soho inova na programação e conquista mais frequentadores